Publicado em

Pizza e Vinho: Dicas de Harmonização

Não existe dia nem hora certa para saborear uma pizza, não é mesmo? Qualquer hora é hora. Mas você sabia que a Pizza é um dos pratos mais consumidos no mundo? Somente no Brasil, são mais de 1 milhão de pizzas vendidas ao dia. O brasileiro é tão apaixonado por ela, que criou uma data para comemorá-la: dia 10 de julho. Foi pensamos nisso, que decidimos unir a preferência nacional com o nosso assunto preferido: o vinho.

Pizzas e vinhos são deliciosos por si só e quando harmonizados perfeitamente, nos proporcionam uma experiência enogastronômica inesquecível. Por essa razão, Reinaldo Góes, sócio da Cave D´Or, combinará seus rótulos exclusivos com os sabores das pizzas mais pedidas.

Vamos lá?

Muçarela – Os vinhos mais indicados são os tintos jovens, leves e com boa acidez, ótimos para acompanhar a gordura do queijo e a acidez do tomate. Uma boa sugestão são os rótulos portugueses Vilena Tinto e Touro de Paul.

Portuguesa – Devido à variedade de ingredientes, essa saborosa pizza pede um tinto versátil como o DFE Touriga Nacional, vinho português da região do Douro.

Calabresa – As melhores opções para esse sabor são os vinhos com mais taninos, capazes de harmonizar bem com a gordura da linguiça. Sugerimos o alentejano Fonte Seca.

Marguerita – Nossa sugestão fica por conta do vinho Pousio Tinto, leve e excelente para acompanhar a acidez do tomate.

Quatro queijos: As melhores opções são vinhos de médio corpo que harmonizem bem com os vários tipos de queijos, como o Chão da Quinta.

Frango com Catupiry – Indicamos os vinhos mais leves, de preferência os brancos, como o Vale Pereiro Branco.

Atum – Indicamos os vinhos verdes com boa estrutura. Nossa sugestão fica com o rótulo alvarinho Quinta do Regueiro Reserva 100% Alvarinho.

Camarão – As melhores opções são vinhos leves, que harmonizem bem com o camarão. Sugerimos o Pousio Rosé.

Lembrando que as dicas acima não são regras absolutas. Unindo sua preferência pessoal com bom senso e criatividade, é possível alcançar uma infinidade de harmonizações igualmente fantásticas.

Escolha a sua pizza, o seu vinho e tenha um feliz dia da pizza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *